
ATENÇÃO | Sindicato esclarece fatos sobre vídeos que circulam nas redes e distorcem acontecimentos na sede da entidade. Não acredite em mentiras tendenciosas!
O SINTRAMEM (Sindicato dos Trabalhadores no Magistério e na Educação Municipal de São Vicente), por meio do seu Departamento Jurídico, desde o dia 13 de junho, tomou todas as medidas judiciais cabíveis diante de um episódio lamentável ocorrido na sede. Cumprimos nosso dever SEM EXPOR publicamente o fato ou utilizá-lo como meio de promoção, preservando os envolvidos e os princípios que regem o nosso Sindicato. Contudo, diante da circulação de vídeos com distorções dos acontecimentos, a diretoria do SINTRAMEM acredita ser necessário prestar os devidos esclarecimentos à categoria.
ENTENDA OS FATOS
No dia 13 de junho, um Servidor que NÃO INTEGRA a categoria representada por esta entidade, e que já responde processos judiciais, inclusive com denúncias graves envolvendo uma promotora de justiça e ordem judicial de busca e apreensão em sua residência, adentrou, sem autorização ou motivação clara, nas dependências do SINTRAMEM, com o objetivo de gravar indevidamente funcionários e diretores da entidade.
Diante de sua presença irregular e de seu histórico já conhecido, nossos diretores, de forma respeitosa, pediram que este Servidor se retirasse do local. Importante destacar que os fatos descritos aqui foram devidamente registrados pela câmera do Sindicato.
O pedido, no entanto, foi respondido com agressões verbais, gestos obscenos, comportamento hostil e, lamentavelmente, com uma atitude inaceitável de cuspir na companheira Márcia Regina, diretora do SINTRAMEM. O ato desrespeitoso já foi devidamente registrada e deverá ser judicialmente responsabilizado.
O SINTRAMEM reitera que suas portas estão abertas a todos os profissionais do Magistério para o diálogo, o debate e a cobrança legítima de seus direitos. No entanto, NÃO PERMITIREMOS que pessoas alheias à categoria utilizem o espaço do Sindicato para intimidações, ameaças ou gravações irregulares com objetivos questionáveis e pessoais.
As medidas legais já estão em andamento, com a convicção de que a Justiça responsabilizará os envolvidos. Também reafirmamos, de forma veemente, nosso compromisso inegociável com o combate à violência (especialmente contra as mulheres) dentro e fora do ambiente escolar. Toda nossa solidariedade e apoio à diretora Márcia Regina e aos demais colaboradores da entidade.
O outro cidadão alega que foi impedido de “lutar”, fato esse desmentido com o protocolo de seus documentos, pois sua entrada e saída ocorreram dentro da normalidade.
É importante destacar que esse mesmo cidadão responde a inúmeros processos administrativos e judiciais, inclusive por exposição indevida de menores em redes sociais, fato gravíssimo e incompatível com os valores defendidos pela diretoria do SINTRAMEM.
Quem responde a processos disciplinares e judiciais não pode buscar refúgio no Sindicato para se blindar de possíveis punições legais ou administrativas.
COMPROMISSO DO SINTRAMEM
Neste ano de 2025, será realizado processo eleitoral no SINTRAMEM. No entanto, os constantes ataques da Administração contra a nossa categoria, não permitiu ao Sindicato o tempo devido para organização do pleito até o momento. Mas a LUTA JUSTA DOS TRABALHADORES não será motivo para intrusos politiqueiros instrumentalizarem o Sindicato para fins pessoais e de autoproteção.
O SINTRAMEM reafirma seu compromisso com a legalidade, a democracia e a defesa dos interesses coletivos da categoria. Seguiremos atuando com firmeza, responsabilidade e transparência, sempre colocando o BEM COMUM acima de interesses individuais!
Diretoria Executiva do SINTRAMEM