A ASSEMBLEIA DECIDIU REJEITAR A PRIMEIRA PROPOSTA. A ASSEMBLEIA ESCOLHEU TRILHAR O CAMINHO DA GREVE. A ASSEMBLEIA VOTOU PELO FIM DA GREVE!

A ASSEMBLEIA DECIDIU REJEITAR A PRIMEIRA PROPOSTA. A ASSEMBLEIA ESCOLHEU TRILHAR O CAMINHO DA GREVE. A ASSEMBLEIA VOTOU PELO FIM DA GREVE!

abril 22, 2025 0 Por sintramem

A greve acabou, mas a unidade continua. O SINTRAMEM esteve com os trabalhadores em todos os momentos da luta!

O SINTRAMEM – Sindicato dos Professores e Trabalhadores da Educação de São Vicente – vem a público esclarecer os fatos em torno da recente mobilização da categoria e reafirmar o compromisso com a democracia, a coletividade e a luta por direitos.

A greve realizada pelos Professores e Trabalhadores da Educação teve duração de nove dias e foi conduzida com total transparência, respeito às decisões coletivas e forte participação da categoria. Desde o início do processo, todas as decisões foram tomadas em assembleia geral, espaço legítimo e soberano onde cada Educador e Educadora teve voz e voto.

DEMOCRACIA É ASSIM

Foi nesse espaço democrático que se rejeitou a primeira proposta apresentada pela Prefeitura Municipal e se deliberou, de forma consciente e combativa, pela deflagração da greve. Do mesmo modo, após audiência de conciliação, a mesma assembleia decidiu, por maioria, aceitar o reajuste de 6%, encerrando o movimento paredista.

A Prefeitura escolheu o caminho da fraqueza, ao levar à Justiça decisões de sua autonomia e tentar em todos os momentos punir os trabalhadores e a entidade sindical com multas altas e faltas injustificadas.

Ressaltamos que o SINTRAMEM não age de forma isolada ou autoritária. Ao contrário, o Sindicato é instrumento da categoria e atua em consonância com as decisões coletivas. Não existe atuação sindical legítima sem escuta e sem respeito às bases.

ATAQUES INFUNDADOS

Lamentamos profundamente que, após uma greve legítima, um grupo com interesses alheios ao bem coletivo tente desqualificar a atuação da entidade sindical. Esses ataques covardes à atual gestão do SINTRAMEM, travestidos de discurso democrático, não escondem seu verdadeiro objetivo: fragilizar a representação sindical em benefício de interesses pessoais e particulares.

Reafirmamos que o SINTRAMEM continuará firme na defesa da categoria, sempre respeitando a soberania da assembleia e os princípios da luta coletiva. Não aceitaremos que oportunismos políticos coloquem em xeque a união e a força que construímos com muito esforço, coragem e diálogo durante esses anos com mais proximidade na greve.

Seguiremos lado a lado com cada Educador e Trabalhador da Educação, construindo, juntos, uma educação pública mais justa e valorizada.

Diretoria do SINTRAMEM