AVANÇO OU RETROCESSO?!

março 9, 2023 0 Por sintramem
AVANÇO OU RETROCESSO?!
Ponto Eletrônico começará a ser implantado.

Segundo Comunicado 062/2023 de 08 de março, começarão a serem cadastradas as faciais dos funcionários para implantação do ponto digital. Desde 2018, quando a prefeitura assinou um TAC com o Ministério Público para a implantação do sistema, o sindicato tem buscado informações e procurado compreender o quanto isso impactará a vida do servidor.
Em 2021, já na gestão atual, a secretaria de educação sinalizou para a implantação de Ponto Eletrônico. Na ocasião o sindicato se manifestou, pois poucas unidades de ensino possuíam acesso à internet pagos pela prefeitura, grande parte das unidades pagavam o acesso com rifas, rateios entre funcionários e dinheiro das APMs, além disso, não ficou claro como o sistema funcionaria e se conseguiria adapta-lo as especificidades do magistério.
O sindicato continua com a mesma posição. O sistema NÃO PODE PREJUDICAR os trabalhadores.
Entendemos que existem pontos positivos com tal implantação como a facilitação na apuração mensal de horas realizadas gerando assim menores problemas nos pagamentos dos trabalhadores no magistério, porém não podemos deixar de lado os pontos negativos. O magistério municipal tem muitas peculiaridades como o deslocamento de uma unidade para outra dentro do horário de trabalho, acúmulo de cargo, faltas aulas que podem ser acumuladas, unidades com grande volume de servidores, o que pode gerar atrasos no registro da entrada ou até mesmo demora na saída dentre outros.
Já discutimos junto a administração as peculiaridades dos servidores que representamos e ficaremos atentos para que esse suposto avanço não se torne um retrocesso para a classe trabalhadora no magistério de São Vicente.

#VemProSintramem