🟥 REAJUSTE PISO DO MAGISTÉRIO 2022 🟥

dezembro 9, 2021 0 Por sintramem
🔹 Desde 2008, com a promulgação da Lei nº 11.738, os trabalhadores do magistério público da educação básica possuem um piso salarial profissional nacional.

🔹 Tal piso foi questionado judicialmente por diversos entes federados, porém em 2011, teve sua constitucionalidade reconhecida pelo STF.

🔹 Segundo a Lei do Piso, AS CORREÇÕES DEVEM SER ANUAIS, SEMPRE EM JANEIRO. A atualização do piso deve ser “calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano”.

🔹 Em 2021, a partir de setembro, o valor anual mínimo por aluno teve reajuste de 31,3%, segundo a Portaria Interministerial MEC/ME Nº 8, de 24/09/2021.

▶ O QUE ISSO SIGNIFICA?
– Com percentual de 31,3%, valor mínimo a ser pago ao docente com 40 h/s deverá passar de R$ 2.886,24 para R$ 3.789,63 (aproximadamente R$ 18,95 h/aula).

▶ O QUE MUDA EM SÃO VICENTE?
– Os professores de educação básica I (PEBI) atualmente ganham R$ 16,15. Com isso, em 2022, tal salário deverá ser reajustado ao piso.
– Os professores de educação básica II (PEBII) já ganham atualmente R$ 18,95, ou seja, sua hora aula já é igual ao novo valor do piso.

▶ O QUE O SINDICATO TEM FEITO?
– Na última reunião da comissão permanente de negociação, em novembro, o sindicato cobrou da administração um plano para correção dessa distorção em 2022.

▶ QUAIS OS PRÓXIMOS PASSOS?
– Aguardar a confirmação do aumento do piso em janeiro de 2022 e assim exigir da administração o piso nacional para nossos professores.
A luta é grande, mas juntos seguiremos fortes!

#PisoNacionalMagistério2022
#CategoriaUnidaFazADiferença