PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES… (parte 1)

julho 12, 2021 0 Por sintramem

Estamos no mês de julho, adentrando o recesso escolar e pensando…

Será que a Secretaria da Educação já decidiu qual LINHA PEDAGÓGICA a Rede Municipal de Ensino de São Vicente irá seguir em 2021?

Paulo Freire ou General Médici?

PAULO FREIRE: baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Combateu o preconceito em relação ao analfabetismo entre jovens e adultos. Prêmio de “Educação para a Paz” da UNESCO, 1986. É o brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo.

EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI: Não tolerava manifestações políticas, era a favor da censura e contra qualquer manifestação contrária ao sistema – período marcado pelo uso sistemático e de meios violentos, como a tortura e o assassinato. Seu período na presidência ficou conhecido historicamente como Anos de Chumbo.

De um lado, temos a tentativa arbitrária e truculenta típica da ditadura, e do outro, a harmonia da aprendizagem, do diálogo e da sensibilidade.

Realmente, nessa ADM é difícil decidir!

A todo custo tentam implantar o PROGRAMA ESCOLA CÍVICO MILITAR no município, embora tenhamos documentos norteadores da SEDUC com as teorias da educação popular, pensamentos e frases de Paulo Freire.

Podemos até ouvir da Secretaria da Educação que “DIFERENTES podem conviver”, mas nesse caso específico, quando falamos em EDUCAÇÃO, isso não condiz com a realidade.

Passamos décadas na construção de uma ESCOLA DEMOCRÁTICA, INCLUSIVA e LIBERTADORA, totalmente oposta ao que tem em uma ESCOLA CÍVICO MILITAR, gerida e ou comandada por militares, onde é permitido apenas o “ SIM SENHOR, NÃO SENHOR”!

Além de pensar por aqui, também aguardamos novas ações, pois até o momento, só vimos ações que deturpam o verdadeiro objetivo de um programa que já se mostrou intolerante e desrespeitoso antes mesmo de iniciar…

E você? Qual a sua opinião sobre isso?

#UseMáscara
#MantenhaoDistanciamento
#LaveAsMãos
#DigaNãoAoPECIM