O DESCASO DA PERÍCIA MÉDICA CONTINUA ATÉ NA PANDEMIA….

abril 8, 2021 0 Por sintramem

ATÉ QUANDO TEREMOS QUE AGUENTAR ISSO ???

Sabemos, e não é de hoje, que o atendimento da PERÍCIA MÉDICA aos servidores públicos de São Vicente sempre foi alvo de reclamações, insatisfações, indeferimentos e recursos, que muitas vezes são analisados pelo próprio médico que indeferiu o pedido inicial…

Isso, a maioria de nós sabemos, pois passamos pela situação ou conhecemos alguém que passou por humilhações e situações desrespeitosas, incluindo perda de dia de trabalho e ameaça de READAPTAÇÃO à revelia…

MAS AGORA SE SUPERARAM!

Com a pandemia, diversos Trabalhadores na Educação entraram com requerimento para trabalho remoto, previsto em Lei, em razão de terem comorbidades comprovadas por atestados médicos, laudos, etc.

E QUAL FOI O RESULTADO: MAIORIA DOS PEDIDOS FOI INDEFERIDO!

Diante dos inúmeros questionamentos e relatos de indignação que recebemos e para “entender melhor” quais as COMORBIDADES que a PERÍCIA “entende” como passíveis do trabalho remoto, oficiamos diretamente a Secretaria da Saúde, além de comunicarmos a situação a própria Secretária de Educação e o Senhor Prefeito, pessoalmente.

01/03/2021
Solicitamos à Secretaria de Saúde o rol das comorbidades que se incluem no grupo de risco para a Covid-19, e que garantiria aos trabalhadores permanecer em trabalho remoto (vide imagem/ ofício 23/Sintra)

04/04/2021
Passados praticamente um mês recebemos uma devolutiva da Secretaria de Saúde (ofício 474/GS) com o memorando (11-RT) do responsável técnico da perícia (vide imagens).

Seria pouco expressar com a simples palavra INDIGNAÇÃO a resposta que nos foi apresentada.

Inacreditável que uma Secretária de Saúde, advogada com Pós-graduação e doutorado em Administração de Saúde Pública, responsável por administrar um setor tão importante do município, em época de PANDEMIA, limitou-se a repassar um memorando enviado pelo Setor de Perícia Médica.

Assim é fácil, pois lavou as mãos! É isso mesmo?

Difícil mesmo é estabelecer VÍNCULO com os problemas dos servidores públicos que LEVAM a prefeitura para a frente…

Mais absurdo ainda, a “resposta” de quem deveria cuidar da Saúde dos Servidores Municipais da Perícia Médica (responsável técnico da Perícia Médica), ignorando todas as orientações da OMS e tantos outros órgãos e entidades de Saúde do Brasil e do Mundo. Limitou-se a afirmar simplesmente que “ainda não se sabe muito sobre essa doença e orientando a manter o distanciamento social e uso de máscaras”!

ABSURDO, DESCASO, INCOMPETÊNCIA, DESUMANIDADE,
E CONTINUAMOS NA MESMA? SEM ESCLARECIMENTO?

O Sintramem tem, em mãos, uma relação de Trabalhadores na Educação que ganharam de “presente” esse indeferimento com seus respectivos atestados médicos/ laudos, lembrando que as reclamações de INDEFERIMENTOS INCONSEQUENTES são infinitas.

Por tudo isso, fica o nosso sentimento de INSEGURANÇA.

Será que SEMPRE teremos que conviver com uma perícia inconsequente e com uma Secretária de Saúde que desconhece os seus competes?

Em plena pandemia desconhecem as ORIENTAÇÕES DA OMS?

#GrupoDeRiscoNãoRetorna

#TrabalhoRemotoNãoÉLicençaMédicaÉDireito