LUTAR JUNTOS É MELHOR DO QUE SÓ .

junho 6, 2017 0 Por sintramem

O sindicato nosso de cada dia!

O sindicato é composto por uma categoria, no caso especifico, professores de São Vicente e, uma diretoria, eleita para representá-los , entretanto, esta  diretoria deve adotar certos procedimentos previstos em estatuto da entidade.

O estatuto estabelece a assembleia como soberana e portanto é ela quem define as ações e posições do sindicato.

A diretoria é responsável por representar a categoria em todas as instâncias, informar a situação, passar um panorama das negociações, alertar sobre os caminhos a seguir, organizar, estruturar e liderar os movimentos, montar comissões, seguir os rituais determinados em lei, prestar assistência jurídica e prestar contas das receitas e despesas do sindicato.

Cabe a categoria participar das assembleias, discutir e votar sobre as ações que o sindicato irá tomar, ressaltando que o sindicato é o conjunto da categoria mais a diretoria.

Acreditar no sindicato é acreditar em si mesmo.

Valorizar o sindicato é valorizar a si mesmo.

Lutar juntos é melhor do que só.

A luta que nos referimos é constante e ininterrupta uma vez que temos que pleitear novos direitos e manter os conquistados. Isto causa conflito com o patrão e sabemos que, por via de regra, sempre adota estratégias para dificultar a organização e a luta dos trabalhadores.

Aqueles que atacam ou tentam dividir o sindicato, o fazem por ingenuidade sem saber que estão trabalhando para fortalecer o patrão ou porque querem estar bem com o ele, atrás de cargos ou benefícios próprios e individuais.

Parece simplista esta divisão de lados, mas no serviço público municipal onde o poder está muito próximo do servidor, a cada troca de comando ou a cada nova eleição grupos são favorecidos ou não e alguns utilizam esta luta para autopromoção.

Apostamos na grande maioria que prefere trabalhar, receber o que é seu por direito e ter sua dignidade preservada.