PROTAGONISMO

PROTAGONISMO

fevereiro 22, 2017 0 Por sintramem

Por Roberto Ciccarelli, presidente do Sintramem.


Afinal, de quem é o Protagonismo na Educação? Faço esta pergunta a mim mesmo durante anos e custo a achar uma resposta concreta e certeira.

Diante dos vários pontos de vista que a Educação nos proporciona fica difícil achar esta resposta, uma vez que em torno do objeto principal criaram uma estrutura e mecanismos que colaboram ou dificultam o objeto principal.

Tenho a convicção que o objeto principal da Educação é e sempre será o professor e o aluno, onde o professor colabora na formação do aluno através da transmissão do conhecimento adquirido pela humanidade, fazendo assim com que os filhos sejam melhores que os pais.

Independentemente se isto acontece ou não inseriram tantos elementos de organização, de metodologia e controle desta relação que acabaram escondendo o que é realmente importante na escola, ou seja, por mais que existam equipe pedagógica, secretarias de educação, conselhos, avaliações, projetos, formações, reciclagens, velhas e novas teorias, o professor continua solitário diante de seus alunos, fechado em uma sala com trinta, quarenta e até cinquenta seres humanos diferentes, com interesses e perspectivas diferentes para começar a vida.

Durante minha vida profissional vi e vivenciei diversas mudanças na educação. Algumas eu resisti por medo do novo, outras eu acreditei e outras sequer tomei conhecimento. Mas, uma coisa posso afirmar: ao olhar para trás, precisamos reassumir o protagonismo da Educação.