ATENÇÃO: ESTÃO ENGANANDO VOCÊ SOBRE GASTOS PÚBLICOS COM SERVIDORES NO BRASIL

junho 2, 2021 0 Por sintramem

Fonte: epublico.com.br

e-publico-e-para-todos-Atenção-estão-enganando-você

Experimente pesquisar nos buscadores de Internet palavras como “servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada”, ou “gastos serviços públicos”, “gasto público no Brasil e outros países”.

Na esmagadora maioria dos resultados, o que veremos serão notícias, quase sempre dos mesmos veículos e ouvindo os mesmos perfis de economistas, repetindo alguns chavões que já estamos cansados de ouvir.

Apresentando dados distorcidos ou sem contextualização, veremos coisas como “o crescimento desproporcional da máquina pública no Brasil”, que gastamos cada vez mais com servidores públicos, ou que esses servidores são “privilegiados” e ganham mais do que os outros trabalhadores.

Acontece que, além de se basearem, muitas vezes, em informações divulgadas por setores oportunistas que desejam lucrar sobre as necessidades da população, elas não trazem um importante aspecto: o Brasil, na verdade, gasta bem menos do que os outros países com serviços públicos. Quer um exemplo?

Quando comparamos o total de servidores públicos no Brasil com o nosso total de pessoas ocupadas (isto é, que trabalham em todos os setores da economia somados) vemos que essa relação é bem menor do que nos outros países.

Nas nações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne a maioria dos países mais desenvolvidos do mundo, a relação é de 18 servidores públicos a cada 100 trabalhadores no total. No Brasil, esse patamar é de apenas 12 a cada 100.

>> Link para matéria completa.